APG-RJ | Associação Profissional dos Geólogos do Estado do Rio de Janeiro

Nota da APG-RJ sobre a destituição de Consultoras Técnicas na Petrobras

28 de fevereiro de 2019

No dia 05/02/2019, a Petrobras destituiu da função Especialista a Geóloga Patrícia Laier, sob a alegação de que dirigentes sindicais não podem ocupar tal posição na empresa. Esse fato ocorreu após a citada profissional ter sido submetida em 2018 a um rigoroso processo de revalidação como Consultora Técnica. Além disso, a Eng.ª Metalúrgica e de Materiais Carla Marinho, que também possui um cargo de direção no Sindipetro-RJ, perdeu do mesmo modo sua condição de Consultora Técnica no CENPES.

O processo de revalidação levado a efeito pela Petrobras no ano passado comprovou a suficiente competência e a postura ética das citadas profissionais para exercer a Consultoria Técnica. Isto posto, a Associação Profissional dos Geólogos do Estado do Rio de Janeiro (APG-RJ) considera que ninguém pode sofrer tal tipo de restrição funcional por participar do movimento sindical, o que configura uma agressão a toda a categoria, assim como um ataque aos direitos constitucionais de livre expressão e associação.

A APG-RJ estará ao lado da categoria e das entidades sindicais que a representam nas diversas esferas, de modo a denunciar e combater o arbítrio que já afeta e pretende afetar ainda mais, indistintamente, a vida profissional e pessoal de todos/as os/as trabalhadores/as no Brasil, em especial daqueles/as que lutam por um país melhor.

 

————————————————————————-