APG-RJ | Associação Profissional dos Geólogos do Estado do Rio de Janeiro

NOTA DE PESAR – ANDRÉ CALIXTO VIEIRA

2 de março de 2022

André Calixto (* 30/08/1950 – + 28/02/2022)

O colega André Calixto era paulista de Pirangi onde passou sua infância, concluindo o ensino médio na cidade de Bebedouro, também no Estado de São Paulo. Em 1971, ingressou na segunda turma do Curso de Geologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ), onde obteve o bacharelado em 1974. Em 1976, completou o curso de Especialização em Fotointerpretação Aplicada à Geologia, no Centro Interamericano de Fotointerpretación, na Colômbia, onde conheceu sua esposa, Carolina. Em 1982, participou de curso de aperfeiçoamento em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Concluiu Mestrado (1992) e Doutorado (2001) pelo Programa de Pós-graduação em Geologia do Instituto de Geociências da UFRJ.

Com experiência como fotointérprete e em sensoriamento remoto e geoprocessamento, foi professor na UFRuralRJ (1975-2004) e na UFRJ (1985-1991), tendo contribuído para a formação de inúmeras turmas de geólogos, ministrando as disciplinas de Fotogeologia, Desenho Geológico, Geologia de Campo, entre outras. Deu aulas também na Universidade Santa Úrsula e no Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos.

Sempre foi muito atento em relação às novas tecnologias, onde fomentava e incentivava a curiosidade nos alunos, orientando-os em trabalhos de pesquisa. Juntamente com o Prof. Victor de Carvalho Klein, à época também na UFRuralRJ, foi pioneiro nos estudos sobre o vulcanismo na Serra do Mendanha, em Nova Iguaçu/RJ.

Foi diretor-técnico da empresa Sensora Aerolevantamento entre 1986 e 1991 e, ao se aposentar em 2004, continuou aplicando sua experiência como consultor, através da empresa Terracota, atuando em projetos de mapeamento geológico e prospecção mineral, análise ambiental e fotointerpretação. Como colega de trabalho, sempre foi atencioso e cooperativo; como professor foi sempre admirado por seus alunos e alunas. Um dos seus antigos monitores na disciplina de Fotogeologia na UFRJ o definiu como “uma excelente professor e pessoa, muito tranquilo, criterioso e com excelente didática”.

André foi conselheiro regional do CREA-RJ, atuando na Câmara de Geologia e Minas entre 1999 e 2004. Foi associado da APG-RJ, do Clube de Engenharia e do Lions Clube no Rio de Janeiro, tendo participando pelo Lions de campanhas de benemerência e de conscientização (diabetes e acessibilidade, são exemplos).

Esposo, pai e avô dedicado, deixa viúva a esposa Carolina, sua companheira desde 1976, e órfãos três filhos: Tiago, Andrei e Leonardo.

A Associação Profissional dos Geólogos do Estado do Rio de Janeiro (APG-RJ) expressa os seus mais profundos sentimentos aos familiares, colegas e amigos/as do Prof. André Calixto Vieira, com certeza um ser humano que fará falta neste mundo. Que seu caminho seja iluminado sempre.

.

Agradecemos a colaboração dos/as colegas Elizabeth Mattos, Soraya Carelli e Heitor Mothé na elaboração desta nota de pesar.

.

Colabore com a APG-RJ. Se ainda não é sócio, ou ainda não atualizou seus dados, preencha o Formulário de Atualização Cadastral/Filiação.

 ______________________________________________________________________________________________________

.