APG-RJ | Associação Profissional dos Geólogos do Estado do Rio de Janeiro

Próxima Edição das Excursões Técnicas – Passeio Geológico pela Pista Cláudio Coutinho – URCA

14 de julho de 2017

Dando continuidade ao projeto de contribuir para a qualificação do trabalho realizado pelos geólogos fluminenses, a APG-RJ oferece aos seus associados, aos geólogos do Rio e a todos os estudantes de geologia, na próxima 2ª feira, dia 17 de Julho de 2017, a EXCURSÃO TÉCNICA guiada “Passeio Geológico pela Pista Cláudio Coutinho – URCA”.

Os interessados devem estar no estacionamento em frente ao portão de entrada da pista às 13:30h (Pça. Gal. Tibúrcio, 125, Urca, Rio de Janeiro – RJ). O percurso se iniciará às 14h. Não há nenhum custo aos participantes.

A Pista Cláudio Coutinho, também conhecida como Caminho do Bem-te-Vi e Estrada do Costão, faz parte de uma reserva ecológica e natural chamada Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da URCA, criada por decreto municipal em 2006. Tem ao todo 1,25 km de extensão e durante sua caminhada é possível observar, de um lado, uma série de afloramentos do gnaisse facoidal que caracterizam os morros da URCA e Pão de Açúcar (pra não dizer, a própria cidade do Rio de Janeiro, como descrito por Mansur et al.), e do outro, a bela vista da Praia Vermelha e da Ilha Cotunduba.

Para saber mais sobre a URCA e a Pista Cláudio Coutinho, em especial, ver a reportagem da TV ALERJ.

Esperamos contar com a participação dos colegas geólogos, estudantes de geologia e demais interessados.

4625967746_2b42f3b917 pista-claudio-coutinho-praia-vermelha

Colabore com a APG-RJ. Se ainda não é sócio, ou ainda não quitou a anuidade, preencha o Formulário de Atualização Cadastral/Filiação, pague a Anuidade 2017 (meia anuidade – R$ 50,00) e ajude-nos a manter a entidade ativa.