APG-RJ | Associação Profissional dos Geólogos do Estado do Rio de Janeiro

Passeio Geológico pela Lagoa Rodrigo de Freitas, 5ª feira, 20 de julho

17 de julho de 2017

Dando continuidade ao projeto de contribuir para a qualificação do trabalho realizado pelos geólogos fluminenses, a APG-RJ oferece aos seus associados, aos geólogos do Rio e a todos os estudantes de geologia, na próxima 5ª feira, dia 20 de Julho de 2017, a EXCURSÃO TÉCNICA guiada “Passeio Geológico pela Lagoa Rodrigo de Freitas”.

O ponto de encontro será em frente ao novo acesso da Lagoa para a estação de metrô General Osório às 13:30h (Av. Epitácio Pessoa, 2000 – Lagoa, Rio de Janeiro – RJ —> Se ainda não conhece, Clique Aqui para ver no Google Maps). O percurso se iniciará às 14h. Não há nenhum custo aos participantes.

Nos primórdios da colonização, a área litorânea da cidade do Rio de Janeiro era um território alagadiço formado por mangues, restingas e lagoas entre os morros. À medida que se avançou no processo de urbanização, estas áreas foram aterradas e a maioria das lagoas desapareceu. Destacam-se a lagoa do Boqueirão, que se estendia desde os Arcos da Lapa até junto à praia, aterrada a partir do desmonte do Morro de Mangueiras, resultando no Passeio Público e a lagoa de Santo Antonio, que ficava no local onde hoje é o largo da Carioca (para saber mais ver Andreatta et al., 2009). A lagoa Rodrigo de Freitas, objeto de nossa excursão, resistiu, mas não passou incólume. Estima-se que 1/3 da área total da lagoa tenha sido aterrada. Os rios que nela desaguavam foram canalizados. Atualmente, três rios – Rainha, Macacos e Cabeça – desembocam através de um único canal denominado das Tábuas, e a comunicação da lagoa com o mar se faz principalmente através do canal do Jardim de Alah (para saber mais ver Baptista Neto et al., 2003 e 2011). Nesta matéria do O Globo há um pouco da história da Lagoa (ou Laguna?).

Esperamos contar com a participação dos colegas geólogos, estudantes de geologia e demais interessados.

lagoa_rodrigo_de_freitas

Colabore com a APG-RJ. Se ainda não é sócio, ou ainda não quitou a anuidade, preencha o Formulário de Atualização Cadastral/Filiação, pague a Anuidade 2017 (meia anuidade – R$ 50,00) e ajude-nos a manter a entidade ativa.