APG-RJ | Associação Profissional dos Geólogos do Estado do Rio de Janeiro

Excursão Técnica “Geologia (de Engenharia) da Ilha de Paquetá”

9 de julho de 2017

Em consonância com a sua obrigação de contribuir para a qualificação do trabalho realizado pelos geólogos fluminenses, a APG-RJ oferece aos seus associados, aos geólogos do Rio que se encontram no momento desempregados e a todos os estudantes de geologia, na próxima 5ª feira, dia 13 de Julho de 2017, a EXCURSÃO TÉCNICA guiada “GEOLOGIA (DE ENGENHARIA) DA ILHA DE PAQUETÁ”.

Os interessados devem chegar ao Terminal de Barcas da PRAÇA XV às 13h. A saída será na barca das 13h20. O retorno se dará na barca de 18h30, com previsão de chegada ao Rio às 19h30. O trajeto Praça XV > Ilha de Paquetá > Praça XV custa R$11,80 (R$10,00 se pago no Bilhete Único). Naturalmente, solicita-se aos participantes que usem botas, calça comprida e camisa de manga comprida.

Além da sua importância para o conhecimento da trama de cisalhamento dúctil a dúctil-rúptil de orientação ENE a E–W e do Gráben da Guanabara, revelados por afloramentos rochosos de granitóides intrusivos, a Ilha de Paquetá permite uma boa avaliação sobre os problemas geotécnicos condicionados pela presença de maciços bastante fraturados e perfis de intemperismo desenvolvidos sobre rochas homogêneas, nos quais se observam grandes blocos residuais de rocha sã, dispostos como “totens”, e espessos horizontes de rocha alterada e solo residual. Dentre os maiores desafios da Ilha estão a estabilidade de taludes e túneis escavados, a disponibilidade de material de construção, a dificuldade de implantação de obras lineares, as restrições para a disposição de resíduos e abastecimento d´água e, finalmente, a erosão costeira.

A excursão será guiada pelos professores Cláudio Palmeiro do Amaral (UERJ – Lattes) e Rubem Porto Junior (UFRRJ – Lattes). Esperamos poder contar com a participação dos colegas geólogos, estudantes de geologia e demais interessados.

ilha-de-paquetc3a12