APG-RJ | Associação Profissional dos Geólogos do Estado do Rio de Janeiro

APG-RJ, SBG-RJ/ES e MÚTUA debatem parceria

29 de abril de 2017

No último dia 17 de março o Presidente da APG-RJ, geólogo Claudio Palmeiro do Amaral, em conjunto com o Diretor Presidente e o Diretor Secretário da SBG-RJ/ES, respectivamente, geólogos Hernani Aquini Fernandes Chaves e Flávio Luiz da Costa Erthal, além dos geólogos Ricardo Latgé e Adriano Sampaio, reuniram-se com o Diretor-presidente da Mútua, eng. civil Paulo Roberto de Queiroz Guimarães, e com o Diretor Administrativo da Mútua-RJ, eng. eletricista Antônio Carlos Soares Pereira.

O objetivo da reunião foi o de iniciar o debate em prol da construção de uma parceria visando a realização do 49º Congresso Brasileiro de Geologia (49º CBG), que ocorrerá em agosto de 2018 na cidade do Rio de Janeiro-RJ, e a construção de um plano de atividades que venha a fortalecer mutuamente as entidades.

A Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas – é uma sociedade civil sem fins lucrativos que foi criado pelo CONFEA objetivando oferecer a seus associados planos de benefícios sociais, previdenciários e assistenciais. Antônio Pereira, que foi o responsável pela intermediação da reunião, fez as honras apresentando as entidades ao presidente Paulo Guimarães e falando das conversas preliminares que já vinham ocorrendo entre a Mútua-RJ e as entidades. Na sequência, o presidente Paulo Guimarães fez uma breve apresentação da Mútua, seu histórico, seu papel e como ela vem buscando contribuir com os profissionais do sistema e com as entidades de classe. Hernani Chaves e Flávio Erthal falaram sobre a importância do CBG para a geologia nacional e da expectativa por parte da comissão organizadora de que o evento conte com grande participação da comunidade geocientífica, visto a centralidade do Rio de Janeiro, a quantidade de cursos de Geologia na região, além do elevado número de profissionais residentes na cidade, em virtude do Rio de Janeiro ser sede de importantes empresas e entidades da área geológica. Por parte da APG-RJ, Claudio Amaral reforçou a apoio da entidade ao 49º CBG, além de falar sobre os projetos que fazem parte do plano de trabalho da APG-RJ para os anos 2017/2018 e da importância da Mútua se somar às entidades para construir ações conjuntas. Após cerca de uma hora de conversa, o presidente Paulo Guimarães se comprometeu a levar as demandas da APG-RJ e da SBG-RJ/ES para a reunião nacional da Mútua, a se realizar em Brasília.

A APG-RJ avalia que a reunião foi positiva e espera que daqui para frente o diálogo entre as entidades fique mais próximo, de modo a facilitar a construção de um calendário conjunto de atividades.

reuniao-mutua-x-sbg-17042017-01

reuniao-mutua-x-sbg-17042017-03