APG-RJ | Associação Profissional dos Geólogos do Estado do Rio de Janeiro

APG-RJ presente no ato contras as reformas

29 de abril de 2017

A APG-RJ esteve presente ontem, 28/04, no Ato Unificado Contra a Reforma da Previdência e a Reforma Trabalhista, que (tentou) ocorrer na Cinelândia.

Lamentamos que o ato tenha sido tolhido antes mesmo de seu início, quando, ainda na concentração, os presentes foram surpreendidos pelo avanço da polícia. Daí para frente, o que se viu foi correria, tiros de bala de borracha e muito gás lacrimogênio. Os participantes foram perseguidos e atacados toda vez que tentavam se reagrupar para garantir a realização da atividade.

Mais cedo, os servidores do estado organizaram um ato em frente a ALERJ, visando manifestar-se contra as políticas de austeridade e os atrasos de pagamento promovidos pela gestão do Governador Fernando Pezão. Tal política tem ameaçado seriamente o DRM-RJ (Serviço Geológico estadual), que enfrenta dificuldades em cumprir sua missão, notadamente na prevenção aos riscos geológicos. Situação difícil também enfrenta a Fundação GEO-RIO que, assim como o DRM-RJ, vem sendo esvaziada em sua missão.

Todas estas questões exigem à atenção da comunidade geocientífica do estado. É preciso nos organizarmos para, juntos, defendermos as entidades geológicas que prestam importante serviço à população.

Infelizmente, mal tivemos tempo para fazer registro dos colegas geólogo/as presentes no ato. De toda forma, gostaríamos de agradecer aos que lá estavam conosco e aos que ajudaram a confeccionar a faixa da APG-RJ.

apg-rj-na-luta

apg-rj-na-luta-2